Panorama do Cinema Francês

[Release]

Nos dias 1º e 2 de setembro, o Telecine Cult exibe uma seleção especial com três longas da nova safra do cinema francês, além do clássico Adeus, Meninos (1987), de Louis Malle, que abre a programação às 20h.

O filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Num internato católico, Julien Quentin (Gaspard Manesse) tenta tornar-se amigo de Jean Bonnet (Raphael Fejto), um novo menino que não se enturma com outras crianças. Aos poucos, eles se aproximam, mas Julien descobre, de forma trágica, que Jean é judeu. (Amo esse filme!!! F.All)

Ainda no dia 1º, às 22h, é a vez de Caché, dirigido Michael Haneke. Vencedor de três prêmios no Festival de Cannes (Direção, FIPRESCI e Júri Ecumênico) e de quatro no European Film Awards (Filme, Diretor, Edição e Ator), o suspense mostra a rotina do casal Anne (Juliette Binoche) e Georges (Daniel Auteuil), um famoso apresentador.

Eles recebem, misteriosamente, diversas fitas de segurança com gravações de suas ações cotidianas. Os dois ficam apreensivos ao descobrir que estão sendo vigiados, pois o passado começa a ser desvendado. (vou ver ou gravar 😉 !!! F.All)

No dia 2, às 20h, o canal exibe o drama O Pecado de Hadewijch, de Bruno Dumont. A noviça Celine Hadewijch (Julie Sokolowski) é expulsa da ordem pela Madre superiora de um convento (Brigitte Mayeux-Clerget). Ao tentar ser uma garota comum, ela se torna simplesmente uma jovem parisiense filha de diplomata, que acaba sendo conduzida por caminhos perigosos do mundo real. (cabeçudo mas válido. F.All)

O Escafandro e a Borboleta, de Julian Schnabel, encerra a programação no dia 2, às 22h. Vencedor do Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e Diretor, o drama mostra a história real de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), editor da revista Elle. Em 1995, aos 43 anos, ele sofreu um derrame cerebral deixando seu corpo todo paralisado, com exceção do olho esquerdo. Sem movimentos, mas completamente lúcido, ele se adapta para contar sua história de vida. (AMO!!! F.All)

Infos by Fernanda Palavra! Assessoria de Comunicação

One thought on “Panorama do Cinema Francês

  1. Só não vi O Pecado de Hadewijch; de resto, são todos ótimos, em especial Caché (a obra-prima do Haneke, na minha opinião)! Imperdível para quem gosta de filmes que fogem (e muito) do selo hollywoodiano. Boa dica! 😉
    Abração!
    Pierre

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s