GLOSSÁRIO Web Analytics

Principais termos utilizados em Métricas e Web Analytics

KPI – Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho).

Behavioral Target – É o estudo do comportamento do usuário no mercado online.

Bounce Rate ou Taxa de Rejeição de uma página – Índice de visitantes que fecharam ou mudaram de página antes de seu carregamento por completo.

Click Rate, Click Through ou CTR (click through rate) – Métrica utilizada para medir o percentual de clicks de um banner ou demais peças publicitárias. É a divisão da quantidade de clicks pela quantidade de exibições da peça publicitária.

CPA (Cost per Action) – Custo de uma campanha baseado no custo total líquido da ação.

CPM (Custo por Mil) – Custo de uma campanha baseado na quantidade de exibições da peça publicitária.

CPC (Cost per Click) – Custo de uma campanha baseado na quantidade de cliques em uma peça publicitária.

Frequency – Mede a eficiência de uma campanha online, aferindo a quantidade de visitas recebidas em uma determinada página ou a exposição de uma peça publicitária em um determinado período de tempo.

Índice de Saída – Apresenta a percentagem de visitantes que saíram imediatamente do site após a visualização de uma página específica.

Keyword – Palavra chave utilizada em sites de busca.

Page Views – Quantidade de páginas visualizadas em um website.

Penetração – Índice de atingimento de um determinado veículo sob o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região geográfica.

Recency – Indica quantos dias atrás ocorreram as visitas ao site. Esta métrica indica o nível de envolvimento do visitante com o website.

Referrer – Página que originou uma visita ou página vista ao website. Esta página de referência pode ser interna, externa ou sites de busca.

ROI (Return on investment) – Expressão utilizada para medir a eficácia de uma campanha, ou seja, seu resultado líquido.

Tempo de Navegação ou Duração da Visita – Métrica que afere o período de tempo que o usuário fica navegando em um website.

TAG – Comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica do documento e determina como o arquivo será exibido no browser.

Unique Visitors – Número de pessoas que navegaram por um website Visitas – Quantidade de visitas feitas em um website. Um unique visitor pode gerar diversas visitas em um determinado período. Comumente, conta-se uma nova visita se o unique visitor em questão esteve afastado do website por um período igual ou superior a 30 minutos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s