Jogos Vorazes

(The Hunger Games)

Uma sociedade pós apocalíptica faz parte do cenário dos best-sellers de Suzanne Collins, cujos títulos originais são: “The Hunger Games”, “Catching Fire” e “Mockingjay”. Querido pelos americanos no momento e com reflexo cultural para o Brasil, conhecido por exportar outras grandes franquias como a série Crepúsculo e Harry Potter, Jogos Vorazes entra em cena.

Os doze distritos restantes no “mundo” são responsáveis por enviar um casal de jovens para o sacrifício uma vez ao ano para dar exemplo à sociedade corrompida pelas revoltas e crises sócio financeiras.

Nesses jogos, vinte e quatro adolescentes são escolhidos de bandeja para a morte, um roteiro vindo do livro, ficção carregada de violência, adaptada ao cinema com formato infanto-juvenil por conta da censura, de inicio nos causa estranheza pelo ar excêntrico exagerado disfarçando a falsidade de uma ideologia falida.

O filme nos mostra a história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), bela escolha para protagonista, que ao ver sua irmã mais nova escolhida para morte, se oferece para representar seu distrito na competição em companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), seu vizinho de infância. São levados então, para a preparação dos Jogos, na capital.

Talentosa e destemida por ser de uma origem pobre Katniss e seu arco e flecha são um dos principais entretenimentos do filme, que às vezes perde-se um pouco no enredo repleto de situações mitológicas e com um leve tom de exagero e cafonice.

O sistema totalitário dos qual os personagens vivem apresenta uma sociedade fútil à primeira vista sedenta por violência, uma espécie de reality show da vida real. As cenas de ação dão um toque a mais para o filme apesar dos exagerados cães de caça (spoiler) … O romance mantém o filme pronto para uma continuação e podemos esperar mais de “Em Chamas” e “A Esperança”, dois títulos prometidos para os cinemas.

Jogos Vorazes é o duelo realista apresentado como o sucessor de Harry Potter e A Saga Crepúsculo para a indústria americana, mas pode não acontecer como esperado… vide A Bússola de Ouro e as Crônicas de Nárnia.

Aguardem os próximos tiros de canhão.

2 thoughts on “Jogos Vorazes

  1. As Crônicas de Nárnia foi um grande sucesso, conquistou legiões de fãs, só não teve o sucesso “esperado” com as continuações, mas ainda sim teve sucesso. A Bússola de Ouro que não teve sucesso, tanto bilheterias como com o publico. Agora Percy Jackson foi um super fracasso, mas como conquistou muitos fãs, e Harry Potter acabou, estão apostando na continuação…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s