Um Método Perigoso (A Dangerous Method)

Um dos filmes mais maduros do diretor David Cronemberg (Senhores do Crime) traz uma pequena parte da vida dos dois psicanalistas alemães famosos e polêmicos em sua época.

O psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) é convidado para começar o tratamento da jovem perturbada Sabina Spielrein (Keira Knigthley), sob influência e técnica do mestre de profissão Sigmund Freud (Viggo Mortensen).

Com a trama de envolvimentos, relações em questionamento, o filme no traz grandes conceitos da psicologia humana, descobertos pelos psicanalistas Jung e Freud, através de diagnósticos da própria vida misturados na ficção.

O filme mostra uma realidade bruta, onde o sexo é desejo universal segundo a visão de Freud, questionado por Jung ainda não convencido dos mistérios e coincidências da mente humana, ideias, teorias, sonhos e situações colocam em check o julgamento social e os desejos mais carnais.

Penetrante através do imaginário, o diretor consegue nos levar ao ponto do questionamento próprio, sejam na doença, vícios, desejos ou fantasias, misturando o fetiche, desejos ocultos, narrativa intensa, diálogos emblemáticos e atuações brilhantes.

Esse trecho de história também nos relata a diferenças culturais e religiosas do pensamento cientifico na área da saúde mental, nos conflitos de Jung e Freud, seja nas relações com a profissão, teorias ou na própria vida.

“Porque negar o que mais deseja” é uma das premissas que você pode se questionar ao assisti-lo, e porque não testar a si mesmo, afinal como diria Freud “O sexo é à base de todas as psicopatias e origem da maior parte das doenças humanas”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s