[crítica] Tron: O Legado

O filme faz parte de uma continuação, mas independente de ter ou não visto o Tron de 1982 onde tudo se inicia não se preocupe você não dependerá disso.

Fazendo um back to pass, Kevin Flynn (Jeff Bridges) era um engenheiro desenvolvedor de videogames na sua empresa ENCOM quando fez uma grande descoberta, a possibilidade de entrar na grade* interagindo assim com o game arcade.

Lendo esse primeiro parágrafo podemos imaginar que Tron seja um filme para nerds, não fique enganado com essa impressão, porque o filme tem tudo pra conquistar grande público, não só pela linguagem facilitada, diálogos curtos e efeitos especiais de tirar o fôlego.

Em seu inicio traz Sam Flynn (Garrett Hedlund) filho de Kevin – do qual foi dado como desaparecido há anos, tentando justificar o desaparecimento do pai com aventuras radicais e espírito rebelde conseqüentemente acaba recebendo um chamado e é enviado para a grade por acidente.

Dentro do jogo o filme aí tem seu começo com cenas futuristas dentro do universo criado pelo diretor Joseph Kosinski que mistura CGI com cenários reais, deixando a atmosfera de um mundo cópia do nosso só que mais tecnológico e apocalíptico claro.

Dentro do game tudo é parte de uma ditadura onde programas são liderados por CLU (o agente criado por Kevin Flynn para desenvolver a grade) e por TRON (o outro agente protetor de Kevin, no caso de algum imprevisto), mas ao desembarcar no game Sam Flynn se depara com desafios e conhece Quorra (Olivia Wilde) a aprendiz do seu pai isolado.

O filme tem um desenvolvimento linear como qualquer jogo (começo, meio e fim) sem surpresas, mas deixa algumas peças fora do lugar e sem muita explicação. Ponto alto para interpretação de Michael Sheen, Olivia Wilde e Jeff Bridges bem zen como Kevin e demoníaco com CLU. Mas o melhor do filme é a trilha toda feita e sincronizada pelo brilhante duo francês Daft Punk.

*Grade: arquitetura do vídeo game, todo o desenvolvimento e programas são criados sobre ela.

http://saladadecinema.com.br/2010/12/19/tron-o-legado/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s