SWU 2011 #eufui

A convite da @samegui do blog A Vida Com A Vida Quer fui fazer a cobertura do Fórum Sustentável e assistir os shows a noite, merecido 😉 .

O slogan “Começa com você” traz a segunda edição do SWU, festival idealizado por Eduardo Fisher. Chegamos em Paulínia por volta de 9h da manhã, retirados os ingressos e o acesso ao fórum entramos no majestoso Teatro Municipal de Paulínia. Discursos feitos pelo Eduardo e o governador de São Paulo começamos o dia:

Com Matthias Stausberg do Projeto Pacto Global, dá um panorama sobre as questões de políticas, planejamento sustentável, nossa necessidade sem comprometer outras gerações, indo além dos recursos físicos, mas também os aspectos sociais. Direitos Humanos é um ponto importante a ser considerado, normalmente as pessoas estão ligadas apenas ao lado físico. Responsabilidade Corporativa, que as empresas globais vejam seu impacto negativo seja ele social ou filantrópico. Quatro áreas distintas: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Anti Corrupção e Responsabilidade corporativa.

O Pacto Global faz parte de uma iniciativa da ONU com uma plataforma voluntária que promove práticas empresariais mais sustentáveis, com base em 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Seus mais de 6.200 signatários em todo o mundo incluem 256 empresas brasileiras.

Tivemos ainda David Cahen é chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel – com uma aula descontraída sobre Energia e Potência, José Eli da Veiga, estudioso brasileiro sobre temas de sustentabilidade, e a estrela do dia e aniversariante Neil Young que lançou seu documentário “Get Around” sobre um carro elétrico viajando pelos Estados Unidos.

Links da cobertura: http://www.samshiraishi.com/neil-young-com-colaboracao-de-zeoffline-avidaquernoswu/
http://www.samshiraishi.com/hora-de-comecar-ja-passou-e-hora-de-fazer-forumswu-por-bibianamaia-avidaquernoswu/

A parte da tarde tivemos Rigoberta Menchú (Prêmio Nobel da Paz em 1992 por sua campanha em defesa dos povos indígenas), Laís Bodanzky diretora de cinema e criadora do Projeto Cine Tela Brasil, Oskar Metsavaht estilista, criador da Osklen e Instituto e; e ainda O jornalista Gilberto Dimenstein do Catraca Livre.

 

Links: http://www.samshiraishi.com/lais-bodansky-traz-o-projeto-cine-tela-brasil-levando-o-cinema-para-o-interior-do-brasil-forumswu-por-fabioallves-avidaquernoswu/
http://www.samshiraishi.com/oskar-metsavaht-traca-um-panorama-do-novo-luxo-no-forumswu-por-fabioallves-avidaquernoswu/

A noite consegui ver alguns shows como: Marcelo D2, Damian Marley (Muito bom), Snoop Dogg, Kanye West e Black Eyed Peas.

No Domingo o Fórum trouxe o painel “Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras” com os palestrantes, Daryl Hannah (atriz e ativista ambiental), Manoel Cunha (presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros), Virgílio Viana (diretor da Fundação Amazonas Sustentável), M. K. Asante (escritor e cineasta americano), The Voice Project (ONG que atua na Africa), Cristian Del Campo (porta-voz da ONG chilena Um Teto para Meu País).

Links da cobertura: http://www.samshiraishi.com/salvando-vidas-atraves-do-perdao-e-da-musica-global-voices-forumswu-avidaquernoswu/
http://www.samshiraishi.com/gilberto-dimenstein-no-forum-swu-%E2%80%93-apropriando-se-da-cidade-avidaquernoswu/
http://www.samshiraishi.com/ongs-no-e-sustentabilidade-juntos-no-forumswu-por-zeoffline-avidaquernoswu/

A noite foi inesquecível com Duran Duran e os singles “Ordinary World”, “Notorious” e “Girl Panic!” e Peter Gabriel & The New Blood foi uma verdadeira trilha sonora de filme.

One thought on “SWU 2011 #eufui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s