Portal SENAI Design

Acompanhando o calendário de moda brasileira, o SENAI traz uma grande novidade para os antenados em moda e tendências mundiais.

O SENAI Design traz um portal de referência nacional como inspiração em estudos e pesquisas de tendências nos setores de mobiliário, moda, calçados, couro e acessórios.

O Portal foi lançado durante o Fashion RIO e traz notícias que vão além, reunindo referências e informações locais e globais (cores, formas, texturas, matéria-prima e seus fornecedores).

Um portal direcionado a estudantes, profissionais do setor e todas as pessoas que tenham curiosidade sobre moda e design.

E eu Fabio Allves, fui convidado pelo Portal SENAI Design a fazer um post patrocinado para a divulgação.

Abaixo, uma matéria que achei interessante sobre o “Sertão Fashion”.

Mestre Espedito Seleiro e suas sandálias artesanais tornam-se referência para gladiadoras tropicais e outras criações com aroma made in Brasil.
Nascido e criado em Nova Olinda, cidadezinha calma e quente do sertão do Cariri, a cerca de 500 quilômetros da capital Fortaleza, Espedito Veloso Carvalho, conhecido como Mestre Espedito Seleiro, herdou do pai o dom de construir vestimentas para vaqueiros. Exercitava a expertise artesanal em selas, luvas, gibãos e algineiras. Entretanto, com a chegada dos veículos ao sertão, o cavalo e a profissão de vaqueiro foram desaparecendo, assim como os seleiros e a cultura do feito à mão em couro.


A saída de seu Espedito foi incrementar o negócio, torná-lo mais fashion, por assim dizer. Nasceu assim a primeira criação que conduziu o dom do artesão para a moda: a “sandália de Lampião”, que deu espaço para muitas outras, como a “Maria Bonita”, e também para uma série de vestimentas que tinham os velhos uniformes de vaqueiro como base.

Do sertão para o mundo, Mestre Espedito viu o empreendimento crescer. Teve peças expostas e vestidas no cinema – como por Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo –, serviu de referência para toda uma montagem de coleção que foi desfilada durante a semana de moda nacional – a grife de streetwear Cavalera construiu uma história baseada em Espedito – e hoje conta com clientes como Regina Casé, Luciano Huck e Guel Arraes.

Em um país que conta com uma riqueza artesanal tão forte, será fácil adaptar o modismo das sandálias gladiadoras para o clima tropical – e usar essa referência para outras tantas composições com aroma made in Brasil.

Segue as fotos da campanha de divulgação do Portal!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s